5 principais sintomas da TPM

Facebook
Pinterest

PRINCIPAIS SINTOMAS DA TPM

A cada fase do ciclo menstrual a mulher pode apresentar diferentes características, e elas podem ser positivas. No entanto, algumas alterações hormonais geram sintomas muito desagradáveis que tornam todos os desafios das mulheres ainda mais difíceis.

Pense nisso: uma mulher que tem aumento de desejo por carboidrato durante o período pré-menstrual ficará, na média, 5 dias por mês com essa alteração. Ao longo de um ano serão 60 dias, que equivalem a dois meses. É algo bem significativo!

Veja abaixo os 5 principais sintomas da TPM para os quais seu médico poderá indicar um tratamento adequado e sem efeitos colaterais.

Mastalgia

A mastalgia, ou dor nas mamas, ocorre frequentemente antes da menstruação; afeta as duas mamas, mas melhora após a menstruação.

Isso ocorre, principalmente devido, a ação cíclica de dois hormônios que são produzidos nos ovários: o estrogênio e a progesterona. Portanto, a dor nas mamas durante o período pré menstrual é fisiológica, isto é, normal.

A intensidade e a duração da dor dependem da sensibilidade à dor, que é variável de mulher para mulher. O stress e a ansiedade também estão associados à mastalgia.

Desejo por carboidrato

A compulsão por comer carboidratos e doces é comum nos dias que antecedem a menstruação, e está diretamente relacionada à baixa de serotonina, neurotransmissor que regula o humor e o apetite, proporcionando sensação de bem-estar e prazer.

Retenção hídrica

A progesterona é a responsável por uma real e fisiológica retenção de líquidos, que ocorre na segunda metade do ciclo menstrual, principalmente na última semana que antecede a menstruação. Ela age nos receptores dos rins estimulando a reabsorção da água. Em outras palavras, ela bloqueia parcialmente a liberação de água pelos rins.

Essa retenção ocorre nas mamas, abdômen e pelve. Se a fecundação não ocorrer, há uma brusca queda hormonal e, com ela, a menstruação, fazendo com que ocorra a eliminação dos líquidos retidos.

Depressão e Irritabilidade

Os baixos níveis de estrógeno no corpo da mulher e a elevação de progesterona durante esse período do mês são as causas para as alterações de humor. Por conta da concentração mais baixa de estrógeno, a mulher terá menos dopamina (neurotransmissor relacionado ao humor e emoções) disponível e, com isso, uma maior predisposição a momentos de depressão e irritabilidade.

Tratamento da TPM

Muitas mulheres não sabem, mas a Tensão Pré-Menstrual tem tratamento. Por isso, o melhor lugar para falar desse assunto é o consultório médico.

Seu ginecologista pode avaliar seus sintomas e indicar um tratamento eficaz, seguro e natural para TPM.

Uma atitude pode mudar tudo!