Ciclo Hormonal Feminino

Facebook
Pinterest

CICLO MENSTRUAL

Precisamos entender o nosso corpo para cuidarmos cada vez melhor de nós mesmas.

O ciclo menstrual, sob o ponto de vista fisiológico e hormonal, é bastante complexo, mas é fundamental saber o que acontece conosco todos os meses por quase toda a nossa vida.

O ciclo menstrual tem em média 28 dias, tendo início no primeiro dia de menstruação e terminando quando a menstruação do mês seguinte se inicia.

A menstruação acontece nos anos férteis da vida da mulher, que se inicia na adolescência e dura até a menopausa, determina o processo de ovulação e eliminação desse óvulo.

A menstruação pode ter duração de dois a sete dias, mas a média é de quatro dias. Esse é o período em que o endométrio está descamando após não fecundação do óvulo.

Dica: lembre-se de anotar os dias da sua menstruação em um calendário ou usar algum app para isso, existem vários desenvolvidos para celular e computador.

Fases do Ciclo Menstrual

As alterações hormonais durante o ciclo afetam a mulher física e emocionalmente. Isso é um fato.

Entender como funciona esse ciclo e saber em que fase você está ajuda a entender e até mesmo aproveitar o melhor de cada momento, além de ajudar na detecção precoce de algo que não está bem, ou está diferente.

De acordo com as alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante o mês, o ciclo é dividido em três fases:

Fase folicular (menstruação)

Esta é a primeira fase do ciclo, que se inicia no primeiro dia da menstruação e dura entre 5 a 12 dias. É quando o corpo está preparando o terreno para a chegada do folículo, que nada mais é do que o óvulo.

Nesta fase, o cérebro aumenta a produção do hormônio folículo-estimulante (FSH), que leva os ovários a amadurecer seus óvulos. Com esse amadurecimento, o ovário começa também a liberar maiores quantidades de estrogênio, que é outro hormônio responsável por tornar o revestimento do útero pronto para uma possível gravidez.

Fase Ovulatória

Nesta fase, os níveis de estrogênio continuam aumentando e levam o corpo a produzir o hormônio luteinizante (LH), que é responsável por selecionar o óvulo mais maduro e fazê-lo sair do ovário, que é quando ocorre a ovulação, geralmente por volta do dia 14 do ciclo.

Depois de liberado, o óvulo viaja pelas trompas até chegar ao útero. Normalmente, o óvulo sobrevive por 24 horas fora do ovário e, por isso, se entrar em contato com espermatozoides, pode ser fecundado.

Atenção: os espermatozoides podem durar até 5 dias dentro do corpo da mulher, é possível que se, a mulher tiver tido relações até 5 dias antes da ovulação, possa engravidar.

Fase lútea (pré-menstrual)

Esta fase acontece, em média, nos últimos 10 dias do ciclo e, durante esses dias, o folículo, deixado pelo óvulo dentro do ovário, começa a produzir progesterona em maior quantidade, para continuar preparando o revestimento do útero para o caso de uma possível gravidez.

Quando a fecundação não acontece, o folículo vai encolhendo dentro do ovário e, por isso, os níveis de estrogênio e progesterona vão diminuindo até que o revestimento do útero seja eliminado, dando início à menstruação e ao próximo ciclo menstrual.

Se há fecundação, o óvulo fica grudado nas paredes do útero e o corpo começa a produzir hCG, um hormônio que mantém o folículo produzindo estrogênio e progesterona em níveis elevados para manter o revestimento do útero até à formação da placenta.