Sororidade

Facebook
Pinterest

SORORIDADE

DO LATIM SÓROR, QUE SIGNIFICA “IRMÃS”

Sororidade é a união e a aliança entre mulheres, baseada na empatia e no companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. É entender uma outra mulher – mesmo que você não a conheça – dar a mão a ela e respeitar seu espaço, vontades e sentimentos, sem críticas ou julgamentos, mesmo que isso pareça desafiador.

É indicar mulheres para vagas de emprego, oferecer ajuda a uma mãe sozinha, auxiliar uma colega de trabalho numa dificuldade ou até mesmo ajudar uma mulher na rua que tenha sido abordada por um homem estranho. Não é só entre amigas!

Fomos criadas ouvindo que somos rivais; competindo para provar quem é a mais bonita, mais inteligente, melhor mãe, melhor profissional e por aí vai. Mas finalmente isso está mudando, e a sororidade vem se popularizando.

Começamos a reverter esse quadro e a praticar uma irmandade que só faz bem. Sem resistência, mas com amor, respeito, apoio mútuo e vontade de fazermos a diferença umas nas vidas das outras. Chega de rivalidade entre as mulheres! Não estamos aqui para competir, mas para nos unirmos, porque juntas somos mais fortes, até em pensamento!

Você pode praticar a sororidade com pequenas atitudes no dia a dia e inspirar muitas mulheres a fazerem o mesmo. Ouça e dê voz a outras mulheres, todas nós temos algo a ensinar e a aprender.

A sororidade deve ser levada para a vida e ensinada em todas as esferas para que essa rede cresça cada vez mais e alcance o maior número de mulheres possível. Só assim conseguiremos construir uma sociedade mais justa.

Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.